Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

Estrutura Curricular e Fluxograma - em conformidade com o Regimento Interno do PPGL

Art. 17 - A integralização dos estudos necessários ao Mestrado e ao Doutorado é expressa em unidades de crédito.
§ 1º - Cada unidade de crédito corresponde a 15 (quinze) horas de atividades programadas, compreendendo aulas, seminários, trabalhos de laboratório ou de campo e estudos individuais.
§ 2º - A conclusão do Mestrado exige a integralização de 100 créditos, sendo 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas e 64 (sessenta e quatro) créditos correspondentes à aprovação em defesa da Dissertação de Mestrado. A conclusão do Doutorado exige a integralização de 200 (duzentos) créditos, sendo 55 (cinquenta e cinco) créditos em disciplinas e 145 (centro e quarenta e cinco) créditos correspondentes à aprovação em defesa da Tese de Doutorado.

Art. 18 - A estrutura curricular do PPGL prevê para o Mestrado o mínimo de 36 (trinta e seis) créditos em disciplinas. Desses créditos, 24 (vinte e quatro) devem ser obtidos em disciplinas da área de concentração e 12 (doze) em disciplinas optativas ou da área de concentração. Para o Doutorado a exigência é cursar 55 créditos em disciplinas, sendo 42 créditos obtidos em disciplinas da área de concentração.
§ 1º - É facultado ao aluno de Doutorado aproveitar até 24 créditos obtidos em disciplinas no Mestrado, desde que a solicitação seja aprovada pela CPGL.
§ 2º - A critério da CPGL, disciplinas de pós-graduação cursadas como aluno regular em outro curso de Mestrado ou Doutorado ou como aluno especial em outro programa de pós-graduação podem ser reconhecidas até o máximo de 14 créditos, desde que o aluno tenha obtido conceito A ou B e que tenham sido cursadas no máximo dois anos antes da matrícula no PPGL.
§ 3º - Poderão ser reconhecidas todas as disciplinas cursadas no PPGL, como Aluno Especial, desde que o aluno tenha obtido conceito A ou B e que tenham sido cursadas no máximo dois anos antes da matrícula como aluno regular do PPGL.
§ 4º - É facultado aos alunos apresentarem pedido de cancelamento de inscrição em disciplinas no prazo máximo correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) do cumprimento das atividades previstas para a disciplina.

Art. 19 - A integralização dos créditos em disciplinas, no Mestrado, deve ser feita no prazo máximo de dezoito meses, contados a partir do primeiro dia letivo do calendário oficial do Programa após a data de matrícula do aluno no curso. A integralização dos créditos em disciplinas para o Doutorado será feita no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da matrícula no curso. A integralização dos créditos e a realização do Exame de Qualificação por alunos de Doutorado que realizem parte de seus estudos em outras instituições, no país ou no exterior em função de bolsas ou outras formas de intercâmbio e convênio, devem respeitar os prazos estabelecidos neste Regimento Interno.
Parágrafo único - Aos alunos que não tenham usufruído de bolsa para realizar o Curso, pode ser concedido o prazo de mais um período letivo para a conclusão dos créditos em disciplinas, tanto para Mestrado quanto para Doutorado.

Art. 20 - O aproveitamento em cada disciplina deve ser avaliado pelo docente responsável, obedecendo aos seguintes níveis de avaliação:A = Excelente, com direito aos créditos da disciplina;B = Bom, com direito aos créditos;C = Regular, com direito aos créditos;D = Insuficiente, sem direito aos créditos;E = Reprovado, sem direito aos créditos;I = Incompleto, atribuído a candidato que deixar de completar, por motivo justificado, uma parcela do total de trabalhos ou provas exigidos, e que deve ser transformado em nível A, B, C, D ou E quando os trabalhos forem completados nos prazos estabelecidos pela CPGL.
§ 1º - Disciplina cursada fora do Programa, e aceita para a integralização dos créditos, deve ser indicada no Histórico Escolar do aluno como "transferência", mantendo a avaliação obtida no curso externo e contendo a equivalência de número de créditos a ela conferida.
§ 2º - A atribuição de créditos a cada disciplina, com aproveitamento, faz-se mediante a comprovação de frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às atividades previstas na disciplina.

Sobre as disciplinas

As disciplinas a serem oferecidas pelo PPGL estão divididas em dois grandes grupos: disciplinas da área de concentração e disciplinas optativas:

1) Disciplinas da área de concentração - esse grupo de disciplinas divide-se em dois tipos, de acordo com a sua natureza: as disciplinas consideradas de formação mais abrangente, e por isso indicadas a todos os alunos do programa, independentemente da linha de pesquisa a que estejam vinculados, e as disciplinas mais específicas, vinculadas à linha na qual o aluno desenvolve sua pesquisa.

2) Disciplinas optativas - disciplinas consideradas complementares à formação do aluno. Compõem esse grupo as seguintes disciplinas: Seminários em Linguagem Humana e Tecnologia, Tópicos em Linguística, Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Linguística e as disciplinas oferecidas pelos demais programas de pós-graduação da UFSCar. Importa ressaltar que a disciplina intitulada Tópicos em Linguística tem o objetivo de atender a temas particulares, sendo assim, ela deve ser caracterizada a cada oferta.