Suspensão das atividades acadêmicas presenciais na UFSCar por tempo Indeterminado

Considerando a PORTARIA GR Nº 4380, DE 20 DE MARÇO DE 2020 que prorroga a suspensão de aulas, atividades curriculares por tempo indeterminado e as medidas de caráter temporário visando reduzir exposição pessoal e interações presenciais entre membros da comunidade UFSCar e o Ato Administrativo ProPG nº 03, de 16 de março de 2020, que estabelece procedimentos sobre as principais atividades inerentes aos Programas de Pós-Graduação e Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG), o Conselho do PPGL em reunião 115 ocorrida em 20 de março de 2020, deliberou que as disciplinas previstas para este semestre não serão ministradas à distância. Os docentes das disciplinas estarão à disposição, por e-mail ou outros dispositivos e formas de interação, para esclarecimentos e orientações quanto ao plano de trabalho das respectivas disciplinas.

A coordenação do Programa de Pós-Graduação realizará o replanejamento da oferta de disciplinas em momento oportuno, de tal forma que não haja prejuízo aos alunos em relação ao cumprimento de prazos regimentais para a integralização de créditos.

A Secretaria Geral de Informática oferece o serviço de correio eletrônico para toda comunidade através da plataforma G Suite do Google e ainda mantem temporariamente o antigo sistema de e-mail para quem ainda não migrou sua conta para o G Suite. Saiba mais detalhes sobre a migração de e-mails clicando aqui. No G Suíte do Google, há a opção de usar o Google Meet para realização de reuniões de: orientação, grupos de pesquisa e exames de defesa e qualificação. Os tutoriais de utilização estão disponíveis no link:

Destacamos ainda que:

- A coordenação do PPGL e a Secretaria Acadêmica, executarão suas atividades no formato remoto (home office, obedecendo o horário comercial 08hrs18hrs);

- O atendimento para alunos, docentes e comunidade será exclusivamente pelo email: ppgl@ufscar.br;
- A divulgação de informações será feita pelo email do PPGL e no site do programa;
- Os docentes orientadores permanecerão em contato com seus orientandos por email ou outros dispositivos e formas de interação;

-  No caso específico das bancas de exames de qualificação e defesa poderão acontecer, de acordo com as possibilidades dos envolvidos, à distância, por meio de programas como SkypeHangoutsWhereby, Google Meet.

PORTARIA Gabinete da Reitoria Nº 4380, DE 20 DE MARÇO DE 2020 - (acesse aqui)

Ato Administrativo PROPG Nº 3, DE 16 DE março DE 2020. (acesse aqui)

Caso tenham alguma dúvida, não hesitem em nos contactar via e-mail institucional do PPGL: ppgl@ufscar.br

Prof. Dr. Oto Araújo Vale

Prof. Dr. Pablo Arantes
Vice Coordenador

Vanessa Rodrigues
Assistente em Administração

Última atualização: 03/04/2020 às 14:15h.