Programa

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PPGL) objetiva possibilitar ao pós-graduando as condições para o desenvolvimento de estudos que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais na área de Linguística, de modo a qualificá-lo como pesquisador e docente de nível superior. O PPGL é constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado, iniciados, respectivamente, em 2005 e 2010.
Há no Programa uma única área de concentração – Estudos Linguísticos – que comporta três linhas de pesquisa:

LINGUAGEM E DISCURSO
A linha de pesquisa Linguagem e Discurso busca descrever e interpretar a constituição histórica dos textos, sua formulação linguística e os gêneros e veículos pelos quais circulam os enunciados em diversas sociedades e condições de produção. Assim, a produção discursiva é concebida como sendo uma construção simultânea e intrinsecamente simbólica e histórica, cuja análise compreende tanto suas propriedades formais quanto suas relações de força políticas e sociais.

 

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
O objetivo da linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas é a investigação de aspectos e variáveis dos processos de ensino/aprendizagem de línguas, a partir de uma visão ampla das questões de linguagem que possibilite a realização dos estudos sob perspectivas transdisciplinares.

 

DESCRIÇÃO, LINGUAGEM HUMANA E TECNOLOGIA
A linha de pesquisa Descrição, Linguagem Humana e Tecnologia tem como objetivo a exploração do conhecimento linguístico como base fundamental para a descrição e análise de línguas naturais, em seus diferentes níveis (fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático-discursivo), bem como para a construção de recursos linguístico-computacionais, com vistas ao seu processamento automatizado.