Seleção do PPGL para o prêmio Capes de Teses
Em atenção ao Edital no 11/2022 – Prêmio CAPES de Tese, Edição 2022 o PPGL convidou todos os alunos egressos do doutorado que tiveram suas teses defendias em 2021 para submeterem sua inscrição. Recebemos seis trabalhos inscritos:
Candidato(a) |
Título da Tese |
Rafael Borges Ribeiro dos Santos |
“Nós, Estrangeiros em leitura” - Representações da Leitura por Jovens Estudantes |
Tábata Quintana Yonaha |
Cultura e Interculturalidade em movimento no ensino de Português Língua Estrangeira: um estudo bibliográfico-documental |
Ana Elisa Sobral Caetano da Silva Ferreira |
Capitalismo de vigilância e produção de subjetividade por meio de algoritmos: uma análise discursivo-mediológica |
Nathan Bastos de Souza |
Uma voz para a América Latina? A elaboração discursiva da vida de Mercedes Sosa em documentários biográficos |
Leonildes Pessoa Facundes |
Das Categorizações aos Valores Referenciais: a (in)Definição Linguística em Construção |
Thayse Letícia Ferreira |
Uma investigação (Nano)sintático-semântica das preposições espaciais do português brasileiro |
O PPGL constituiu uma Comissão com representantes das linhas de pesquisa para procederem a seleção da tese. A Comissão foi constituída pelas(os) professoras e professores Elaine Ferreira do Vale Borges, Pablo Arantes, Pedro Henrique Varoni de Carvalho e Vera Lucia Teixeira da Silva. A Comissão decidiu pela a indicação da tese intitulada Uma investigação (Nano)sintático-semântica das preposições do português brasileiro de autoria de Thayse Letícia Ferreira. Segundo destacado na ata da reunião, a "escolha se deu pela originalidade e relevância da pesquisa nos estudos do funcionamento da língua portuguesa brasileira ao contribuir para um entendimento do uso das preposições espaciais em um sistema sintático-formal interpretável na perspectiva da nanossintaxe e da semântica formal".
A Coordenação do PPGL parabeniza a todos os inscritos e faz votos que a representante do programa, Thayse Letícia Ferreira, seja vencedora final do prêmio!
Agradecemos aos docentes que participaram da Comissão, pelo trabalho desempenhado com profundo respeito e zelo.