PPGL conta com mais três pesquisas concluídas por estrangeiras e fortalece seu compromisso com a internacionalização
O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) celebrou, em agosto de 2025, a formação de mais três alunas estrangeiras, reafirmando seu compromisso com a internacionalização e a excelência acadêmica.
Confira os trabalhos das alunas e seus depoimentos na íntegra:
Na segunda-feira, 4 de agosto, defendeu sua dissertação Jacemine Valéria Sambú, natural da Guiné-Bissau, com o trabalho “O ensino de gêneros textuais: uma análise do manual do aluno de Língua Portuguesa utilizado no 11º ano em uma escola privada da Guiné-Bissau”, orientado pelo Prof. Dr. Nelson Viana.
Em um breve relato de experiência, Jacemine afirma:
“Minha experiência no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) foi extremamente positiva. Desde o início, senti um acolhimento muito grande por parte da coordenação. Sempre que surgiam dúvidas ou dificuldades, os coordenadores estavam disponíveis para orientar, esclarecer e marcar reuniões para resolver qualquer questão. Essa atenção constante fez toda a diferença na minha trajetória.
Outra experiência marcante foi o apoio do programa na participação em eventos acadêmicos. Tive a oportunidade de apresentar trabalhos em congressos, inclusive no Rio de Janeiro, sempre com incentivo e suporte da coordenação. Mas o momento mais significativo para mim foi ter conseguido realizar o sonho de apresentar meu trabalho nos Estados Unidos. Mesmo sendo estrangeira, já vivendo o desafio de estudar no Brasil, pude contar novamente com o apoio do programa, que se mobilizou para buscar auxílio financeiro e tornar essa viagem possível. Foi uma conquista imensa, tanto pessoal quanto acadêmica, e sou profundamente grata por isso.
Em resumo, minha trajetória no PPGL foi de muito aprendizado, acolhimento e realizações. Sou grata por tudo o que vivi e recomendo fortemente o programa a outros estudantes, pois a experiência é, de fato, gratificante e transformadora.”
Também sob orientação do Prof. Dr. Nelson Viana, defendeu na quarta-feira, 6 de agosto, a aluna Abelita Miranda da Silva, de Timor-Leste, conquistando o título de Mestra com o trabalho “Análise do material didático de um curso de extensão de escrita científica: o gênero resumo acadêmico em português como língua não materna no contexto de Timor-Leste”.
Sobre sua trajetória no programa, Abelita relata:
“A minha primeira experiência de estudo no Programa de Pós-Graduação em Linguística foi muito significativa. Desde o início, percebi que a coordenação me acolheu muito bem, oferecendo apoio sempre que eu enfrentava alguma dificuldade.
Outra parte marcante dessa trajetória foi o acolhimento dos colegas e dos docentes das disciplinas. Vivemos situações diversas em que não apenas trocamos ideias e conhecimentos teóricos, mas também construímos relações de amizade. Sempre que eu passava por dificuldades, eles estavam à disposição para me ajudar. Essas vivências contribuíram de forma decisiva para o meu crescimento acadêmico ao longo desses dois anos.
Hoje, olho para trás e vejo como evoluí. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a partir do PPGL, não é apenas o lugar onde estudo, mas também o espaço onde aprendo a ser mais resiliente, aberta e confiante. Esta experiência ficará marcada como uma das mais importantes da minha vida.
Em suma, minha trajetória acadêmica no PPGL foi marcada pelo aprendizado, pelo acolhimento e pelas realizações. Sou muito grata por tudo o que aprendi e vivi nesse ambiente, em convívio com professores e colegas. Aconselho vivamente a participação no programa, uma vez que se trata de uma experiência formativa e significativa.”
Encerrando a semana de apresentações, na sexta-feira, 8 de agosto, a professora japonesa Ruchia Uchigasaki também concluiu seu percurso no PPGL, sob a orientação da Profa. Dra. Rosa Yokota, com o trabalho “Língua e identidade de jovens imigrantes: crianças que cruzaram fronteiras Japão-Brasil”.
Ao ser convidada a relatar sua experiência, Ruchia compartilhou:
“Sou Ruchia Uchigasaki. Vim do Japão em 2008 e, desde 2013, atuo como docente do curso de Letras Japonês da Universidade Federal do Amazonas. Ingressei no doutorado do PPGL em agosto de 2021. Todas as disciplinas que cursei representaram uma oportunidade valiosa para aprender não apenas sobre linguística e ensino de línguas, mas também sobre uma prática docente comprometida e inspiradora.
A troca de ideias com os colegas do PPGL também foi de grande valor. Ao longo dessa caminhada, aprendi muito português acadêmico por meio da apresentação de trabalhos e da redação da tese, que foi bastante árdua. No entanto, graças ao apoio contínuo da orientadora, dos professores e dos colegas do PPGL, vivi esses quatro anos com grande satisfação, pela qual sou profundamente grata.
Pretendo aplicar o que aprendi no PPGL na próxima etapa da minha vida acadêmica.”
Com essas defesas, o PPGL reforça a importância da pesquisa em linguística em diálogo com diferentes contextos culturais e amplia sua presença internacional na pós-graduação brasileira.