Proficiência em Línguas - Estrangeira e Portuguesa
Última alteração: 29/07/2025 às 13h
Para acesso às normas completas relativas a esse tema, CLIQUE AQUI.
- Estudantes brasileiros falantes nativos de português
Um dos requisitos para ingressar como aluno nos Cursos de Mestrado ou Doutorado oferecidos pelo PPGL/UFSCar é a apresentação de certificado de aprovação em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol ou Francês).
- Estudantes surdos ou indígenas
Estudantes surdos ou indígenas estão dispensados de comprovação de proficiência de língua estrangeira.
- Estudantes estrangeiros falantes não-nativos de português
Estudantes estrangeiros falantes não-nativos de português devem apresentar, no ato da matrícula, comprovante de aprovação no Exame CELPE-BRAS ou carta do futuro orientador atestando sua competência linguística para participar das atividades de pós-graduação.
- Estudantes estrangeiros de países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa
Estudantes estrangeiros originários da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) podem, alternativamente, optarem por apresentar atestado de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira ou apresentarem aprovação no CELPE-BRAS ou carta do futuro orientador atestando sua competência linguística para participar das atividades de pós-graduação.
- Observações
- O envio do comprovante de proficiência deve ser realizado no F001-1 Formulário unificado discente.
- No caso da apresentação de atestado da proficiência para aluno estrangeiro emitido pelo futuro orientador, usar o documento padrão, disponível neste link: D013-1 - Atestado de proficiência de língua portuguesa (para não falantes nativos).
- Um dos institutos aplicadores desse exame é o Instituto de Línguas da UFSCar. Para informações, consulte: http://www.institutodelinguas.ufscar.br/pt-br/proficiencias.