Palestra virtual - Misturando oralidade com tecnologia em nossas aulas – práticas possíveis
O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFPE), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq com sede na UFPE e funcionamento também na UFCG. Tem o prazer de convidá-los para assistir à palestra Misturando oralidade com tecnologia em nossas aulas – práticas possíveis, que acontecerá na última quinta-feira útil deste mês, dia 30 de outubro de 2025, às 19h15, e será proferida pela Profa. Dra. Carolina Alves Fonseca (CAp/ João XXIII/ UFJF).
O Grupo de Estudos em Língua Portuguesa (GELP/UFPE), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq com sede na UFPE e funcionamento também na UFCG. Tem o prazer de convidá-los para assistir à palestra Misturando oralidade com tecnologia em nossas aulas – práticas possíveis, que acontecerá na última quinta-feira útil deste mês, dia 30 de outubro de 2025, às 19h15, e será proferida pela Profa. Dra. Carolina Alves Fonseca (CAp/ João XXIII/ UFJF).
O evento será on-line e gratuito, transmitido pelo YouTube, no canal do GELP (link: https://youtube.com/live/EMSgl37ulhA). Aproveitem esse link para se inscreverem no canal e ativarem o lembrete da palestra.
O evento será on-line e gratuito, transmitido pelo YouTube, no canal do GELP (link: https://youtube.com/live/EMSgl37ulhA). Aproveitem esse link para se inscreverem no canal e ativarem o lembrete da palestra.
Há outras informações sobre a palestra no link do IG: https://www.instagram.com/p/DQE5674juxx
Não é necessário fazer inscrição prévia. Durante a palestra, serão dadas as instruções para certificação de participantes. Para mais informações, sigam a página @gelp.ufpe, no Instagram. Várias outras atividades também são divulgadas por lá.
Segue o resumo da palestra:
Tema: Da escuta à criação: podcast como ferramenta para práticas de oralidade em sala de aula
O ensino da oralidade, apesar de previsto nos currículos, ainda representa um desafio na prática pedagógica. Nesse sentido, pretende-se apresentar caminhos para o trabalho com gênero oral na Educação Básica com o uso de podcast - uma ferramenta criativa e acessível, que pode transformar a escuta em produção autoral. Serão compartilhadas duas experiências: ouvir e recriar causos de assombração e produzir podcasts de resenha após escuta ativa. A proposta convida professores/as a repensarem as atividades de oralidade de modo sistematizado e dinâmico, discutindo como essa mídia pode ser utilizada como recurso didático capaz de potencializar experiências de escuta, análise e produção oral.

