Principais agências de fomento
As bolsas são concedidas por agências de fomento, sobretudo públicas. Há modalidades de bolsas que são concedidas por essas agências ao PPGL, que é o responsável por sua outorga aos discentes matriculados no Programa. São bolsas da cota do PPGL. Outras, devem ser solicitadas diretamente pelos discentes e docentes junto às agências de fomento, públicas ou privadas.
As bolsas administradas pelo PPGL provêm sobretudo de duas agências federais:
- CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)
- Bolsa DS – Demanda Social
- Valores das bolsas: Mestrado - 2.100,00 / Doutorado - 3.100,00
- CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)
- Valores das bolsas: Mestrado - 2.100,00 / Doutorado - 3.100,00
As bolsas que podem ser solicitadas diretamente por discentes e docentes são sobretudo provenientes de agências de fomento estaduais:
- FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
- Valores das bolsas: Mestrado - 3.120,00 / Doutorado - 5.520,00
- UNIVESP (Universidade Virtual do Estado de São Paulo)
- Valores das bolsas: Mestrado – 1.800,00 / Doutorado – 2.640,00
Outras instituições de fomento:
Além dessas agências de fomento à pesquisa, encontram-se as Fundações de Pesquisa Estaduais, que concedem bolsas a professores e alunos de seus estados para cursarem pós-graduação. Informações sobre essas bolsas podem ser obtidas nos sites dessas fundações públicas (Ex.: FAPEAM do Estado do Amazonas / FAPEMIG do Estado de Minas Gerais etc.)
Ainda que em menor escala, o fomento à pesquisa, sob a forma de bolsas de pós-graduação, pode ser obtido junto a agências privadas que concedem bolsas a pesquisadores, em geral visando financiar pesquisas com temas específicos. Informações sobre essas bolsas podem ser obtidas tanto nos sites das empresas, quanto via PPGL-News.