Alunos da Escola Estadual Aracy Lopes participam da Olimpíada de Linguística

Projeto de docente do PPGL conta com participação de egressa do Programa e bacharelanda em linguística

Quinta-feira, 21/09/2023, os alunos da Escola Estadual Dona Aracy Leite Pereira Lopes participaram da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL), 13ª edição, Abya Yala (2023-2024). A etapa contou com 18 alunos, sendo 12 na categoria regular e 6, na mirim. A participação na prova é uma etapa do projeto de extensão universitária “Treinando atletas linguistas - Olimpíada Brasileiro de Linguística 2023”, sob a coordenação do Professor Dirceu Cleber Conde, vinculado ao GeSER e ao PPGL. Diferente do que se espera dos modelos tradicionais, os alunos não se organizaram enfileirados, mas se organizaram em duplas para discutir as questões entre si, tornando o ambiente mais dinâmico. Posteriormente, tiveram o apoio das aplicadoras da prova, a estudante Julia Costa, Graduanda em Linguística e a Professora Marina Bellini, egressa do PPGL, sempre que necessário, a fim de estruturar um raciocínio lógico. Puderam também consultar um atlas como outro recurso de apoio, o que tornou toda a prova interessante e interativa. A prova é uma excelente oportunidade para apresentar aos alunos a língua tal como ela é, fugindo dos métodos tradicionais de aprendizagem.

obl2.jpeg