Egressa do PPGL, Dra. Renata Tironi de Camargo, recebe Menção Honrosa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)
A Dra. Renata Tironi de Camargo, egressa do PPGL, recebeu uma Menção Honrosa da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) por seu trabalho "Língua portuguesa no ensino em Timor-Leste: representações sociais de formadores e formandos". Sua tese de doutorado, orientada pelo Prof. Dr. Nelson Viana, foi defendida no ano de 2022 e busca identificar percepções sobre a língua portuguesa por meio das vozes de formadores e formandos e compreender a relação entre as representações que esses participantes possuem sobre o idioma no contexto timorense. Os resultados encontrados podem vir a informar políticas linguísticas, contribuindo para o aprimoramento da qualidade do ensino no país em questão.
Após conhecimento das inscrições para o prêmio por uma notícia veiculada pelo PPGL, o trabalho foi enviado para candidatura ao Prémio Fernão Mendes Pinto (Edição 2023), o qual visa contemplar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países. A atribuição do prêmio é uma parceria conjunta entre a AULP, da qual a UFSCar é membro, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Segundo o site oficial da AULP, dada a excelência da qualidade dos trabalhos enviados nesta edição, o Conselho de Administração da AULP decidiu, além de premiar o ganhador, atribuir duas menções honrosas: uma para Jeanine Emanuela Marques Henriques da Silveira (Universidade de Évora, Portugal), de nacionalidade Angolana, com o trabalho “Subsídios para o estudo da toponímia angolana: A formação dos adjectivos pátrios e gentílicos“ e, como comentado, para nossa egressa Dra. Renata Tironi de Camargo.
A Comunidade PPGL deseja os parabéns à pesquisadora!