FAPESP apoiará projeto regular de pesquisa de docentes ligados ao GeSER
O projeto intitulado “Conlang na escola: língua inventada e conhecimento da linguística” receberá apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (equipamentos e bolsas de treinamento técnico) e visa desenvolver um método para a construção de línguas artificiais, chamadas “conlangs” por meio da intuição dos falantes. O público-alvo dessa pesquisa são estudantes do Ensino Fundamental II (6° e 7° anos).
O projeto será desenvolvido pelos professores Cleber Conde (UFSCar), responsável e pelos demais docentes colaboradores: Renato Basso (UFSCar), Pablo Arantes (UFSCar), Eduardo Martins (UFAM) e Liliane Antonio (MUST UNIVERSITY-EUA). De acordo com os pesquisadores, o exercício de inventar línguas pode melhorar o conhecimento epilinguístico dos estudantes sobre sua língua materna e o entendimento de diversos aspectos sobre o funcionamento das línguas naturais.
A pesquisa busca elaborar um método de ensino sobre língua(gem) a partir da experiência lúdica de criar uma língua fictícia e prevê a articulação entre teoria e prática. O objetivo final é levar para o ambiente escolar atividades complementares e enriquecedoras que possam contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes de modo fundamentado, prático e acessível, permitindo que professores incorporem essa experiência em sala de aula.