PPGL recebe Marie-Anne Paveau e Dominique Maingueneau em eventos na UFSCar

Professores compareceram em eventos promovidos pelo Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM).

Nos meses de março e abril de 2024, o Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal de São Carlos recebeu a linguista francesa Marie-Anne Paveau e o linguista francês Dominique Maingueneau em eventos promovidos pelo Laboratório de Estudos Epistemológicos e de Discursividades Multimodais (LEEDiM).

A professora Marie-Anne Paveau da Universidade Sorbonne Paris-Nord (Paris 13) ministrou nos dias 18,19 e 20 de março a disciplina concentrada intitulada "A análise do discurso de outra forma. Descentralizar, desteorizar, repensar". A disciplina foi ministrada em francês, com slides em português, e ofereceu certificados para os inscritos de outras instituições e créditos para estudantes regulares e especiais da UFSCar. A pesquisadora também coordenou o Ateliê Coletivo de Pesquisas, uma nova abordagem de apresentação das pesquisas de pessoas da graduação e da pós-graduação, que prioriza o debate sobre os problemas de pesquisa, além de ter participado do I Congresso Internacional de Análise do Discurso Esperançar no/pelo Digital na Mesa de Abertura Descentralizar o digital: para além das hegemonias” (21 de abril).

O professor Dominique Maingueneau da Universidade IV Paris-Sorbonne realizou no dia 01 de abril a aula inaugural da turma de 2024 dos cursos de Letras e Linguística intitulada "O discurso, os humanos e os não-humanos" e nos dias 02 e 03 de abril comandou o minicurso “Os enunciados aderentes” no I Colóquio Internacional de Sa(gui)beres Discursivos do Monjolinho.

Agradecemos imensamente a disponibilidade dos professores, que trouxeram incríveis reflexões, e a participação de todos os alunos!

paveau1.png paveua2.png
maingueneau1.png maingueneau.png