Universidade Nacional Timor Larosa'e (Timor Leste) e Universidade Federal de São Carlos assinam acordos de cooperação

Professor Nelson Viana (DL e PPGL) representa UFSCar no Timor Leste

O Magnífico Reitor, Professor Doutor João Soares Martins da Universidade Nacional Timor Lorosa`e (UNTL), e o representante da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), Brasil, Professor Doutor Nelson Viana (DL e PPGL) assinaram um acordo de cooperação na sala Vídeo Conferência da UNTL, no dia 4 de julho de 2023, em Díli, capital do Timor Leste.

“Hoje, já assinámos um acordo de cooperação com a Universidade Federal de São Carlos, Brasil, esperamos que com esta cooperação possa trazer benefícios para a UNTL, pois nós precisamos ainda de mais apoios para o Programa de Mestrado em Língua Portuguesa.” Disse o Reitor.

O Reitor da UNTL acrescentou ainda que, neste momento, há dois professores da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades (FEAH) da UNTL que, em breve, se deslocarão para o Brasil com o propósito de continuarem os seus estudos de Mestrado e de Doutoramento na área de Linguística na Universidade Federal de São Carlos.

O Representante da Universidade Federal de São Carlos, Professor Doutor Nelson Viana disse que esse acordo é muito importante para criar oportunidades entre as duas universidades nas diversas áreas de estudo no futuro.

“Este acordo é muito essencial com o sentido de ter cooperação com outras instituições, principalmente entre nações que têm a portuguesa como língua oficial como o caso de Timor Leste, contando inclusive com o apoio do Governo Brasileiro. Por isso, com este acordo se permite conceber oportunidades nas várias áreas de estudo entre as duas universidades.”, salientou Professor Nelson Viana.

Os participantes presentes nesta reunião foram o Vice-Reitor, o Pró-Reitor, o Embaixador do Brasil em Timor-Leste, Maurício Medeiros de Asis, o Decano da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades, Professor Doutor Teodoro Soares, a professora Leitorado do Brasil, Instituto Guimarães Rosa na UNTL e entre outros convidados.

Média UNTL:  Agostinho da Cruz e Silva

Fotografia:  Pio Belo

Tradução do tétum para o Português: Tomé Martins

Texto original em tétum: https://acesse.one/fhuvY