Projetos da Linha Ensino e Aprendizagem de Línguas

Título do Projeto  Docente  Lattes
  • Exames de proficiência em língua estrangeira para programas de pós-graduação da UFSCar (2017 - atual) 
CAMILA HÖFLING lattes.png
  • Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais e o Desenvolvimento de Professores (2022 - Atual)
  • Pedagogia Complexa de Línguas Adicionais (Pesquisa Continuada) (2018 - 2021)
ELAINE FERREIRA DO VALE BORGES lattes.png
  • Ensino e Aprendizagem de Línguas para Propósitos Específicos: Múltiplas Perspectivas (2018 - Atual)
ELIANE HÉRCULES AUGUSTO-NAVARRO lattes.png
  • Políticas públicas e surdez em contextos de educação formal e não-formal (2018 - atual)
DILÉIA APARECIDA MARTINS lattes.png
  • A transparência linguística na negação do português brasileiro e europeu (2018 - Atual)
  • Construções Coordenadas nas variedades portuguesas: uma abordagem Discursivo-Funcional . (2017 - Atual)
JOCELI CATARINA STASSI-SÉ lattes.png
  • Educação científica e tecnológica no Laboratório Interdisciplinar Online em rede: estudo sobre a colaboração e a interdisciplinaridade no percurso formativo de professores-pesquisadores da Educação Básica (2022 - Atual)
  • Grupo de Pesquisa sobre Políticas Linguísticas e de internacionalização da Educação Superior - GPLIES (2021 - Atual)
  • Processos de apropriação de tecnologias digitais para o ensino de línguas: tendências e desafios para a formação de professores (2020 - Atual)
  • Grupo de Pesquisa PRODELE (Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola) (2008 - Atual)
ISADORA VALENCISE GREGOLIN lattes.png
  • Práticas de escrita e leitura na contemporaneidade (2020 - Atual)
  • Relações dialógicas nos processos de escrita e leitura na contemporaneidade (2017 - Atual)
LUCAS VINÍCIO DE CARVALHO MACIEL lattes.png
  • Letramentos na contemporaneidade: práticas plurais - (2016 - Atual)
LUIZ ANDRÉ NEVES DE BRITO lattes.png
  • Alfabetização, letramento e literatura na Educação Básica - ALLEB (2019 - Atual)
  • Percursos de Tradução e Poética (2019 - Atual)
  • Tradução, poética e artefatos culturais em práticas de letramento na Educação Infantil (2019 - Atual)
MARIA SILVIA CINTRA MARTINS lattes.png
  • A construção do ator da enunciação em textos sincréticos da esfera discursiva educacional (2021 - atual)
MARIANA LUZ PESSOA DE BARROS lattes.png
  • Relações léxico-gramaticais enunciativas: valores referenciais na produção textual (2020 - Atual)
  • Tópicos de Gramática Enunciativa: determinação, modalização, transitividade, tempo-aspectualidade (2019 - Atual)

MARILIA BLUNDI ONOFRE lattes.png
  • Interculturalidade, representações sociais e identidade(s) no ensino-aprendizagem e uso de língua estrangeira, segunda língua e língua de herança (2020 - Atual)
  • Interculturalidade, representações sociais e identidade(s) no ensino de línguas (2021 - Atual)
  • PERFIL: Português para Estrangeiros ? ReFerencial InterLinguístico (2021 - Atual)
  • Pesquisa e(m) propostas e práticas pedagógicas contemporâneas no ensino de língua estrangeira (2018 - Atual)
NELSON VIANA lattes.png
  • A Tradução e os Novos Letramentos - Grupo de Pesquisa LEETRA (2013 - Atual)
  • Linguagem e Interação: o ensino à distância (2010 - Atual)
  • Linguagem: teorias e práticas (2010 - Atual)
  • DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA DE INTERAÇÃO DIALÓGICA NA RELAÇÃO PROFESSOR-FAMÍLIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: subsÍdios para professores iniciantes (2019 - Atual)
  • SIGNIFICADO E SENTIDO: implicações pedagógicas para o ensino da língua materna numa perspectiva da Lingüística da Enunciação e da Teoria Histórico-Cultural (2020 - Atual)

POLIANA BRUNO ZUIN lattes.png
  • Ensino e Aprendizagem de Línguas na Contemporaneidade (2017 - Atual)
  • Professores elaborando Material Didático para Ensinar de Inglês para Crianças: Na busca por aquisição significativa e contextualizada na Escola Pública (2022 - Atual)
  • Projeto de Pesquisa Planejamento e produção de materiais com ênfase no ensino comunicativo (2012 - Atual)

RITA DE CASSIA BARBIRATO THOMAZ DE MORAES lattes.png
  • Estudos sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol e de português como línguas adicionais III (2021 - Atual)
  • Estudos sobre o ensino e a aprendizagem de espanhol e de português como línguas adicionais II (2018 - 2021)

ROSA YOKOTA lattes.png
  • Letramentos críticos e formação cidadã: reflexos na formação de professores de línguas estrangeiras (2021 - Atual)

  • Mapeando iniciativas brasileiras de ensino de inglês no ensino fundamental I e o desenvolvimento de materiais acessíveis para o ensino emergencial online (2020 - Atual)

  • Projeto Interinstituciional - Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015 - Atual)

SANDRA REGINA BUTTROS GATTOLIN DE PAULA lattes.png
  • Letramento crítico e formação cidadã: reflexos na formação de professores de línguas estrangeiras (2021 - Atual)
  • Subsídios para validação do teste de compreensão e produção oral do exame de proficiência para professores de língua estrangeira (EPPLE) (2016 - Atual)
VERA LUCIA TEIXEIRA DA SILVA lattes.png