Internacionalização

Com vistas a consolidar e a intensificar os processos de sua internacionalização, o PPGL/UFSCar vem desenvolvendo uma série de ações e medidas, que tanto despertam o interesse de alunos, professores e pesquisadores estrangeiros pelos trabalhos realizados em suas três linhas quanto proporcionam cada vez mais a integração de seus corpos docente e discente em centros de excelência internacionais e a crescente difusão dos resultados de seus estudos fora do país.

Ao final de 2018, o PPGL aderiu ao Programa de Internacionalização (PrInt) da Capes, visando a consolidar seus planos estratégicos de internacionalização. Particularmente, seu propósito é o de que sejam ampliadas a formação de redes de pesquisas internacionais e a mobilidade de docentes e discentes, especialmente de doutorado e pós-doutorado, para o exterior e do exterior para o Brasil. A participação do PPGL no Print inscreve-se no bojo do plano estratégico da UFSCar para a ampliação e estabelecimento de Convênios com Universidades estrangeiras, e, mais particularmente, no quadro de ações conjuntas a serem realizadas pelos Programas de Pós-Graduação e pelos Departamentos do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH/UFSCar), em torno da temática Educação e processos humanos para transformações sociais.

O conjunto de ações da internacionalização contemplam ações "out" e "in" que vão desde o envio de pesquisadores para outros países em programas de pós-doutorado, estágios ou missões até a visita de professores internacionais, passando pela divulgação de trabalhos em revistas e eventos internacionais. 

O PPGL conta com bolsas de doutorado sanduíche no exterior (PDSE) que são oferecidas através de editais próprios anualmente para os estudantes que já estão em curso.