Projeto Tupinambás Idiomáticos

Tupinambás Idiomáticos: formação de professoras, criação de material didático e ensino de inglês

O Tupinambás Idiomáticos é um projeto coordenado pela professora sênior da UFSCar, Profa Dra Sandra Regina Buttros Gattolin, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL). Trata-se de um projeto desenvolvido em parceria com a Associação dos Índios Tupinambá da Serra do Padeiro (AITSP), no sul da Bahia, com apoio financeiro da Organização Não-Governamental aGente e.V. e da Stiftung Nord-Süd-Brücken, fundação que fomenta projetos de desenvolvimento em países do sul global, ambas com sede em Berlim, na Alemanha.

O projeto é um desdobramento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) “O ensino de inglês decolonizado: traçando propostas para a interculturalidade nas escolas indígenas do povo Pankararu”, defendido por Geovane Diógenes da Silva, professor indígena da etnia Pankararu, no curso de Letras/Inglês da UFSCar, sob orientação da professora Sandra Gattolin. Gegê Pankararu, como é conhecido o professor, é integrante desse projeto que conta com três frentes de atuação: i) a formação de professoras para ensino de inglês para estudantes indígenas; ii) a criação de material didático, fundamentado nos princípios do Referencial Curricular Nacional para as Escola Indígenas (RCNEI); iii) a oferta presencial do ensino de língua inglesa a estudantes da etnia Tupinambá da Serra do Padeiro.

Para mais informações sobre o projeto acesse o Instagram @tupinambasidiomaticos.

TI-capa - Sandra Gattolin.jpg TI-amostra material - Sandra Gattolin.jpg