Fluxo Contínuo
Última atualização: 24/07/2024 - às 16h20
Outra forma de ingresso nos cursos de Mestrado e Doutorado do PPGL-UFSCar é a modalidade em fluxo contínuo, de ingresso em qualquer período do ano, por meio da comprovação de obtenção de bolsa junto a Agências de Fomento, públicas ou privadas, por no mínimo 12 meses para o Mestrado e 24 meses para o Doutorado.
Essa forma de ingresso está regulamentada no Ato Administrativo n. 44/2024 e visa oferecer a possibilidade de ingresso no PPGL a candidatos(as) com currículos de excelência e com projetos que, por sua qualidade e exequibilidade, obtiveram aprovação de financiamento de pesquisa, sob a forma de concessão de bolsa por agência de fomento à pesquisa ou por fundação de ensino superior.
Requisitos básicos para ingresso por Fluxo contínuo
- Ter aprovação prévia do(a) docente que atuará como orientador(a) da pesquisa;
- Ter aprovação de concessão de bolsa por agência financiadora de pesquisas acadêmicas ou por fundação de ensino superior, públicas ou privadas.
Etapas para ingresso por Fluxo contínuo
- Contato prévio e entrevista com orientador(a) credenciado(a) no PPGL como docente permanente, que tenha disponibilidade de vaga e manifeste interesse em orientar a pesquisa proposta;
- Preparação da documentação exigida e submissão da proposta para a Agência de financiamento de pesquisas (FAPESP, por exemplo);
- Uma vez obtida a bolsa, caberá ao(à) candidato(a) discente e ao(à) docente indicado(a) como orientador(a) informarem o PPGL, que assim dará sequência ao registro de ingresso do(a) discente.
- Para tanto, o(a) candidato(a) deve apresentar na Secretaria do PPGL os seguintes documentos:
- Cédula de identidade com menos de dez anos de emissão, ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE), ou Passaporte;
- Comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de quitação eleitoral para brasileiros;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio;
- Comprovante de aprovação, concessão, outorga ou equivalente que explicite que o candidato será contemplado com bolsa de Mestrado ou Doutorado, nos termos desta norma;
- Diploma da última titulação: graduação, mestrado ou doutorado;
- Histórico da última titulação: graduação, mestrado ou doutorado;
- Comprovante de aprovação em Exame de Proficiência.
Obs.: O(a) candidato(a) deve ainda apresentar comprovação de aprovação em Exame de Proficiência em Língua estrangeira, com base no Regulamento Interno do PPGL e no Ato Administrativo 25/2023, ou a justificativa de dispensa, caso se enquadre em um dos perfis habilitados para essa dispensa.
- Comprovante de quitação de obrigações junto ao serviço militar (para homens brasileiros);
- Ofício ou requerimento do(a) orientador(a) declarando sua aprovação do projeto de pesquisa proposto pelo(a) candidato(a) e seu interesse em orientá-lo(a), atestando que avaliou os seguintes documentos que lhe foram apresentados pelo(a) candidato(a):
- Súmula curricular;
- Projeto de pesquisa;
- Curriculum Lattes atualizado ou Curriculum Vitae para estrangeiros;
- Declaração de ciência do Regimento Interno do PPGL;
- Após a entrega da documentação, a CPG/PPGL irá deliberar acerca do ingresso do(a) candidato(a), levando em conta os critérios que julgar necessários, tais como: aderência do projeto às Linhas de pesquisa do PPGL; número de orientandos(as) do(a) docente; e o currículo do(a) candidato(a). Para essa análise, documentos adicionais podem ser solicitados.
- Realizada a matrícula, em período que coincida ou não com o começo de semestres letivos, o(a) discente inicia suas atividades e começam a valer os prazos regimentais para a conclusão do curso.
- Os alunos ingressantes por este processo estarão sujeitos ao Regimento do PPGL e ao Regimento Geral da Pós-Graduação da UFSCar, inclusive no que tange aos prazos observados por estes para integralização de créditos em disciplinas, realização do exame de qualificação, e defesa/conclusão do curso.
Informações ou dúvidas sobre essa modalidade de Ingresso: processoseletivo.ppgl@ufscar.br