Notícias

Notícias do site

Lançamento do jogo/ game digital "Kawã na terra dos indígenas maraguá"

O jogo "Kawã na terra dos indígenas maraguá" encontra-se disponível para download gratuito em http://www.leetra.ufscar.br/pages/game_kawa

Jogo digital "Kawã na terra dos indígenas maraguá"

Acaba de ser lançado o jogo digital em formato plataforma "Kawã na terra dos indígenas maraguá", produzido com apoio FAPESP (2019/07879-4 ) sob a supervisão da professora do PPGL/UFSCar Maria Sílvia Cintra Martins, que se baseou em pesquisa bibliográfica a respeito do povo maraguá, particularmente em torno de seus rituais de iniciação. Seu interesse por essa pesquisa teve início com a leitura do livro de literatura infanto-juvenil "Aventuras do Menino Kawã", do escritor maraguá Elias Yaguakãg. Espera-se que o jogo sirva de subsídio para práticas de alfabetização e letramento interdisciplinares em escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Professores e crianças encontrarão elementos culturais típicos da cultura tradicional maraguá – e também elementos das histórias de assombração cultivadas por esse povo indígena amazonense. Encontrarão, ainda, elementos que hoje fazem parte da luta política dos indígenas amazonenses na defesa das suas terras, assim como de nossa luta global pela sustentabilidade do planeta e pela preservação dos animais. Nesse sentido, temos aqui um material com finalidade didática que se alinha com os pressupostos do letramento crítico.
O jogo "Kawã na terra dos indígenas maraguá" encontra-se disponível para download gratuito em http://www.leetra.ufscar.br/pages/game_kawa

Title Page.png

Title Page (1).png

Title Page (2).png

UFSCar em defesa da Democracia e em repúdio aos atos terroristas contra o patrimônio público e os Três Poderes da República

Estarrecidos diante das notícias de atos golpistas nas últimas horas, que atacam violentamente o patrimônio público brasileiro e, ainda mais grave e simbólico, os Três Poderes da República e, assim, a própria democracia, Administração Superior e entidades representativas da Comunidade UFSCar – APG, ADUFSCar, SinTUFSCar e DCE Livre – vêm a público conjuntamente repudiar essas ações terroristas: invasão da Praça dos Três Poderes seguida de vandalismo no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

Estarrecidos diante das notícias de atos golpistas nas últimas horas, que atacam violentamente o patrimônio público brasileiro e, ainda mais grave e simbólico, os Três Poderes da República e, assim, a própria democracia, Administração Superior e entidades representativas da Comunidade UFSCar – APG, ADUFSCar, SinTUFSCar e DCE Livre – vêm a público conjuntamente repudiar essas ações terroristas: invasão da Praça dos Três Poderes seguida de vandalismo no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal. Leia a nota na íntegra no Diário da Reitoria (www.diariodareitoria.ufscar.br). 

modelo-instagram.png

Disciplina de verão ministrada por professora visitante estrangeira

A Profa. Wendy Garcia (Universidade de Barcelona ) e Flávia Hirata-Vale (UFSCar) irão ministrar disciplina concentrada entre os dia 16 e 20 de janeiro de 2023

Estão abertas as inscrições para a disciplina de verão (concentrada) ministrada pela Prof. Dra. Wendy Elvira Garcia (Universidade de Barcelona) e pela Prof. Dra. Flávia Hirata-Vale. A disciplina acontece entre os dias 16 e 20 de janeiro de 2023. A disciplina é parte das atividades previstas no âmbito do projeto de pesquisa FAPESP (2020/03339-2 - veja notícia aqui) sob a responsabilidade da professora Flávia Hirata-Vale. Podem participar alunos de pós-graduação, alunos especiais (aqueles que cursam disciplinas sem estar matriculados) e alunos de graduação. Todos têm direito a certificado e cumprimento de créditos conforme a legislação. 

Para maiores detalhes sobre a programação acessem o link (https://shre.ink/1jug) .

Inscrições pelo link (https://forms.gle/SCeq5DbUHQkjUxd68).

disciplina de verão.png

"Mexendo com a língua" põe no ar mais dois episódios

GeSER, grupo de pesquisa vinculado a docentes do PPGL, lança mais dois episódios em seu podcast

O Grupo de Pesquisa em Semântica, Sintaxe e Pragmática Formais (GeSER - www.geser.ufscar.br/podcast) lança mais dois episódios de seu podcast "Mexendo com a língua". No episódio #10, os anfitriões entrevistam a Profa. Dra Elaine Grolla (USP) sobre aquisição de linguagem. No episódio #11, o Prof. Dr. Marcus Maia (UFRJ) fala sobre os avanços em rastreamento ocular e linguística. Os episódios estão disponíveis na Rádio UFSCar e no Spotify (confiram os links abaixo).  

grolla.jpeg maia.jpeg
Episódio disponível: Spotify Rádio UFSCar Episódio disponível: Spotify Rádio UFSCar

Oferta de disciplinas para 2023/1

Nesta edição, são 11 disciplinas incluindo a participação de docentes estrangeiros convidados

Seguindo o calendário do PPGL para 2023/1, estamos divulgando a oferta de disciplinas. São um total de 11, incluindo duas disciplinas com a participação de professores estrangeiros convidados. 

Confiram as instruções no seguinte link: https://www.ppgl.ufscar.br/pt-br/area-do-estudante/oferta-de-disciplinas

Recesso de fim de ano.

Comunicado importante: Estaremos em recesso entre os dias 19/12 até o dia 02/01. Desejamos a todos boas festas!

Comunicado importante: Estaremos em recesso entre os dias 19/12 até o dia 02/01.

Desejamos a todos boas festas!

modelo-instagram (3).png

Boas festas! E um feliz 2023.

Que a paz, o amor e a união reinem em nossos corações nas festas de fim de ano que se aproximam. Desejamos a todos nossos alunos, docentes e equipe um excelente Natal e um próspero Ano Novo.

Que a paz, o amor e a união reinem em nossos corações nas festas de fim de ano que se aproximam. Desejamos a todos nossos alunos, docentes e equipe um excelente Natal e um próspero Ano Novo.

modelo-instagram (2).png

Editais para Bolsas CAPES - Education and Human Processes for Social Transformations

No tema 3 de humanas, há: 12 vagas doutorado-sanduíche para 6 meses (9 vagas 1 para cada programa e as vagas excedentes para melhores classificados) Ida entre julho-setembro/23 e retorno em meados de 2024. 3 bolsas para junior (menos de 10 anos de doutorado) 1 sênior (mais que 10 anos de doutorado) 1 bolsa de jovem-talento (estrangeiro recém-doutor de 1 ano que vem para cá) 1 bolsa pos-doc (estrangeiro que vem 1 ano para cá). 3 bolsas de visitas curtas de estrangeiros (1 de 15 dias e 3 de 1 mês cada)
Há um mês a CAPES liberou recursos de 2021 que não haviam sido gastos e há 10 dias liberou recursos de 2022 para serem gastos 50% em 2023 e 50% em 2024. Então, o comitê gestor se reuniu para pensar editais e fazer uso dos recursos. Serão 6 editais que serão publicados na data de hoje e ficarão abertos até início de janeiro/23. No tema 3 de humanas, há: 12 vagas doutorado-sanduíche para 6 meses (9 vagas 1 para cada programa e as vagas excedentes para melhores classificados) Ida entre julho-setembro/23 e retorno em meados de 2024.
3 bolsas para junior (menos de 10 anos de doutorado)
1 sênior (mais que 10 anos de doutorado)
1 bolsa de jovem-talento (estrangeiro recém-doutor de 1 ano que vem para cá)
1 bolsa pos-doc (estrangeiro que vem 1 ano para cá).
3 bolsas de visitas curtas de estrangeiros (1 de 15 dias e 3 de 1 mês cada)
Apenas podem ser escolhidos países estratégicos e preferencialmente ser IEs que já tenha convênio com a UFSCar. Haverá lista de espera e, caso sobre bolsa por desistência, serão acionados os próximos classificados, para evitar perder bolsas.

TOEFL ITP Remoto - Para Mobilidade Acadêmica Internacional - Aplicação Janeiro 2023

Dos 165 testes TOEFL ITP a serem aplicados, 153 testes serão destinados a alunos pagantes e 12 testes serão destinados à gratuidade, considerando a Resolução IL – 003/2019 para isenção de taxa.

O Instituto de Línguas, integrante do Comitê de Políticas Linguísticas da UFSCar, em parceria com a FAI, por meio de convênio entre a ANDIFES e a Mastertest, realizará a aplicação remota de 165 testes de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP aos alunos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFSCar para atender a sua Política Institutional de Internacionalização.

Dos 165 testes TOEFL ITP a serem aplicados, 153 testes serão destinados a alunos pagantes e 12 testes serão destinados à gratuidade, considerando a Resolução IL – 003/2019 para isenção de taxa.

O TOEFL ITP é um teste de língua inglesa para propósitos específicos, que avalia a compreensão auditiva, a compreensão de leitura e de estruturas e expressões escritas.

A recomendação é que se inscreva para o teste apenas alunos da Pós-Graduação que pretendam participar de programas de mobilidade acadêmica internacional.

Para mais informações: https://www.institutodelinguas.ufscar.br/pt-br/proficiencias/exame-de-proficiencia-em-lingua-inglesa-para-pos-graduacao

modelo-instagram (11).png

Pesquisadora da Universidade de Barcelona em visita acadêmica no PPGL

Anote na agenda!
 

Em janeiro, no período de 11 a 20, a professora Wendy Elvira Garcia, da Universidade de Barcelona, virá à UFSCar como pesquisadora visitante, no âmbito do projeto de pesquisa FAPESP (2020/03339-2) sob a responsabilidade da professora do PPGL, Flávia Bezerra de Menezes Hirata Vale. Sua pesquisa teórica trata da interface sintaxe/pragmática-prosódia sob a ótica da gramática de construções e, particularmente, da prosódia da insubordinação. Ela também tem um extenso trabalho com fonética e com linguística de córpus. Todas as informações sobre a pesquisadora estão disponíveis em: https://linguistica.ub.edu/directori-organitzatiu/wendy-elvira-garcia Na programação da sua estadia, estão previstas várias atividades, como um seminário do dia 16 ao dia 20 de janeiro, para o tema da interface sintaxe e prosódia, uma conferência, em que ela tratará de tema específico da sua pesquisa, aulas sobre as variedades do espanhol, o catalão e direitos linguísticos, para estudantes da graduação em Letras e Linguística, e discussão de de projetos com estudantes e docentes do programa ou de outras universidades. Em breve, as informações com datas, locais e horários das atividades serão enviadas.

--

Lançamento dos volumes 20 e 21 da Revista LEETRA Indígena

O Grupo de Pesquisa LEETRA lança dois volumes da Revista LEETRA Indígena.

O Grupo de Pesquisa LEETRA (CNPq) acaba de lançar os volumes 20 e 21 - ano 2022 - da Revista LEETRA Indígena. O volume 20 é composto de artigos, poema, relato em forma de carta e mapas. Alguns desses trabalhos são de autoria de escritores indígenas brasileiros. Com o título "Olhares em que se apr(e)ende o mundo", as perspectivas variam, ao tratar de temáticas que tangem a diferentes povos indígenas brasileiros. O volume 22 foi organizado por Robin M. Wright, antropólogo da University of California que desenvolveu pesquisa no Alto Rio Negro por mais de trinta anos, em íntimo contato com o xamã Hohodene Mandu. Com o título "A Vida, a Sabedoria, e os Ensinamentos do Pajé Hohodene Manuel (Mandu) da Silva", o volume é dividido em duas partes, a primeira com a transcrição de relatos do pajé Hohodene, e a segunda com narrativas relatadas pelo ancião

PPGL Lança edital para eleição de representantes discentes

Foi lançado o edital para escolha de representantes discentes - visitem a página (https://www.ppgl.ufscar.br/pt-br/area-do-estudante/eleicoes-discentes). Nossa comunidade se fortalece com a participação dos estudantes. Agendem as inscrições e vamos participar!

Inscrições de chapa vão de 10 a 15/01/2023 - votação dia 17/01/23

MUDANÇA DE DIA - GeSER convida todos interessados para reunião de final de ano e planos para 2023

Grupo se reúne no dia 08/12/22 e convida interessados para conhecer.
Grupo se reúne no dia 08/12/22 (QUINTA-FEIRA) 09/12/22 e convida interessados para conhecer
 
Atualizado (06/12/2022 - às 9h28)
O grupo se dedica a discutir temas sobre Português brasileiro, e também sobre intuição linguística através de línguas inventadas. O grupo está de portas abertas para receber interessados, entusiastas e futuros pesquisadores em todos os níveis - iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Por conta disso, vamos fazer uma extraordinária reunião extraordinária para aqueles que queiram conversar e entender o que é o grupo, seus objetivos, os possíveis temas a serem abordados na próxima sexta-feira, dia 8/12, das 11h30~13h30. Como é hora do almoço, pensamos em cada um levar seu lanche, um quitute, aproveitar a conversa, encher a mente e o estômago! Basta chegar e se aconchegar, ok, não tem inscrição prévia! Caso queira tirar alguma dúvida ou pedir informação, não hesite em nos mandar mensagem no e-mail geser@ufscar.br / visite www.geser.ufscar.br / siga @geser_ufscar
GESER02.jpeg

Professora e Pesquisadora do PPGL/UFSCar desenvolve pesquisa, em Portugal.

A docente Poliana Bruno Zuin conta com parcerias em seu estudo no exterior.
  • Para desenvolver seu trabalho a docente tem as contribuições de Joaquim Pintassilgo e Sara Reis, pesquisadores do Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. A parceria funciona como um convite tanto para professores atuantes nas escolas da Educação Infantil, em Portugal, quanto para educadores brasileiros falarem sobre as suas percepções em relação aos processos de ensino-aprendizagem e suas “marcas” a partir do retorno escolar pós-pandemia Covid-19.
  • Toda pesquisa estará alinhada em mapear questões relativas ao cotidiano escolar desses professores da Educação Infantil, isto é, como está sendo o desenvolvimento da linguagem (oral, pictórica e escrita); as relações e interações entre as próprias crianças; o uso de tecnologias; as relações e interações entre professores e famílias; o desenvolvimento emocional; entre outras temáticas que possam ser enunciadas por tais profissionais e como isso impacta no ensino. Após isso, as narrativas recolhidas culminarão na publicação de um livro e servirão de base para que novos pesquisadores possam se sentir motivados a compreender esse período tão delicado de nossa história e falar sobre como o ensino está em meio a tudo isso.

    Cópia de Instagram-ppgl (14).png

Pesquisadora do PPGL/UFSCar é convidada para ministrar aula no exterior.

A organização partiu dos professores Fernando Azevedo e Sara Reis, da Universidade do Minho.
  • A Proposta da aula realizada pela Profa. Dra. Poliana Bruno Zuin estava concentrada na abordagem das práticas de ensino e aprendizagem por meio da literatura infantil imbricados com o tripé: ensino, pesquisa e extensão, onde a finalidade foi de compreender, bem como proporcionar um debate sobre o desenvolvimento das diferentes linguagens da criança a exemplo do trabalho com a oralidade, da escrita, da linguagem pictórica, das artes plásticas, Libras e Inglês, Corpo e Movimento, Sentimentos e Afetividade.
  • Cabe ressaltar que a Profa. Poliana B. Zuin é também docente e pesquisadora da Unidade de Atendimento à Criança da UFSCar, no regime EBTT, desde 2014. Ou seja, pesquisas a partir de temas como: diferentes linguagens das crianças; documentação e registro pedagógico; letramento; alfabetização; formação de professores; formação de extensionistas rurais e práticas dialógicas; parceria entre escola-família estão dentro de seus interesses para resolução de questões/problemas na Educação Infantil.
    Cópia de Instagram-ppgl (9).png

Lançamento do livro "Prosódia e Bilinguismo" de Amanda Post da Silveira (UFJ) e Pablo Arantes (UFSCar)

Capítulos de especialistas nacionais e internacionais sobre prosódia e bilinguismo.

Organizado por Amanda Post da Silveira (UFJ) e Pablo Arantes (UFSCar), o livro Prosódia e Bilinguismo é uma coletânea de capítulos de especialistas nacionais e internacionais sobre prosódia, bilinguismo e sobre a interação entre prosódia e bilinguismo. Há textos em português, espanhol e inglês, mas sobretudo, os textos em línguas estrangeiras estão traduzidos para o português para tornar este assunto, que raramente se encontra em português, mais acessível. Além disso, pode ser obtido gratuitamente a partir deste link:
https://www.letraria.net/prosodia-e-bilinguismo/

Cópia de Instagram-ppgl (4).png

Programa Djumbai na UFSCar

Na edição de hoje, 25/11/22, às 14h30, apresentado por Mamadú Saliu Djaló, aluno de Mestrado do PPGL, conversaremos com a doutoranda do PPGL da UFSCar, Márcia Cruz.

O programa DJUMBAI NA UFSCAR,, visa apresentar para a comunidade de São Carlos e arredores, o percurso acadêmico e profissional da nossa comunidade "ufscariana", nomeadamente, docentes, discentes e técnicos da nossa universidade. Na edição de hoje, 25/11/22, às 14h30,  apresentado por  Mamadú Saliu Djaló, aluno de Mestrado do PPGL, conversaremos com a doutoranda do PPGL da UFSCar, Márcia Cruz.

Cópia de Instagram-ppgl (2).png

PPGL lança editais para seleção de alunos para o mestrado e o doutorado 2023

Inscrições vão de 03 a 14 de abril de 2023 e conta com 42 vagas de mestrado e 17 de doutorado - início das aulas em agosto de 2023.
O PPGL lança hoje os editais para o processo seletivo de alunos para o mestrado e o doutorado. Há um total de 42 vagas de mestrado e 17 vagas de doutorado, sendo que respectivamente 11 e 5 vagas são reservadas para ações afirmativas. 
As inscrições são on-line e vão de 03 a 14 de abril de 2023. Todo o processo seletivo será realizado de modo remoto.
Todas as informações estão no endereço: www.ppgl.ufscar.br/pt-br/processo-seletivo
Para maiores informações, os interessados podem escrever para:  processoseletivo.ppgl@ufscar.br
Processo seletivo 2023.png

PPGL lança seu perfil no Instagram

Aproveitem agora e comecem a seguir o PPGL para se manterem atualizados! https://www.instagram.com/ppgl.ufscar/

Com o intuito de se comunicar melhor com a comunidade interna e externa, o PPGL lançou seu perfil institucional na rede social Instagram.

Agora, todas as notícias de interesse, além de serem veiculadas no site e na lista de e-mails, serão também veiculas no perfil 'ppgl.ufscar'.

Aproveitem agora e comecem a seguir o PPGL para se manterem atualizados! https://www.instagram.com/ppgl.ufscar/

instagram.png

Processo seletivo para Pós-Doutorado com bolsa

Entre os dias 11/11/2022 e 08/01/2023 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de pós-doutorado com bolsa CAPES

O PPGL lançou o Edital nº 33/2022/PPGL/CECH do Processo de Seleção de Pesquisadores(as) para realização de Estágio de Pós-Doutorado com bolsa, conforme o “Projeto de Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFSCar - (Pró-Ling UFSCar)” aprovado pela CAPES.

Serão atribuídas 02 (duas) bolsas: a primeira com implementação em fevereiro de 2023 e a segunda com implementação em janeiro de 2024. 

A íntegra do edital, demais informações e os formulários se encontram neste link

Dúvidas podem ser encaminhadas para comissaodebolsasppgl@ufscar.br.

cartaz-v2.png

Acompanhe o PPGL também pelo Instagram