Estrutura Currricular e Caracterização das Disciplinas
Atualizado em em 03/07/2025, às 10h
Com vistas a melhor responder às demandas de formação com excelência acadêmico-científica e responsabilidade social, a Estrutura Curricular do programa passou, ao longo desses 20 anos, por 2 reestruturações. Em 2018, em resposta às orientações de avaliação dos cursos, fez-se um enxugamento do rol de disciplinas e se organizou esse rol em três grupos: a) disciplinas introdutórias; b) disciplinas específicas; c) disciplinas de seminários de pesquisa ou de tópicos avançados. Em 2023, foi iniciada nova reestruturação, cuja conformação final foi estabelecida em 2024, após a realização do I Seminário de Autoavaliação.
Nessa reestruturação mais recente ( Ato Administrativo n. 43/2024), buscou-se promover uma formação comum mais sólida, com disciplinas de alcance mais geral quanto aos estudos linguísticos, como também tornar mais orgânicas e interdisciplinares a oferta de disciplinas de caráter específico, em atenção às demandas de formação de cada Linha de Pesquisa e dos Projetos de Pesquisa abrigados nessas Linhas e conduzidos pelos docentes do programa.
Assim, estabeleceu-se uma Matriz Curricular composta das seguintes categorias de disciplinas: a) Introdutórias; b) Específicas; c) Tópicos avançados; d) Disciplinas Interprogramas; e) Disciplinas de Formação Complementar.
1) Disciplinas introdutórias
Nas disciplinas Introdutórias, os discentes contam com uma formação teórico-metodológica mais geral e basilar da história e dos avanços nos Estudos Linguísticos.
2) Disciplinas Específicas
Nas disciplinas Específicas, os discentes são apresentados de forma mais direcionada aos conhecimentos relativos aos temas, problemas, objetos e abordagens teórico-metodológicas próprias das pesquisas desenvolvidas em cada Linha de Pesquisa do PPGL.
3) Tópicos Avançados
Nas disciplinas de Tópicos Avançados, os alunos são expostos a temas e abordagens mais atuais, pontuais e verticalizadas e relacionadas mais diretamente com os resultados dos projetos de pesquisa dos docentes. São também destinadas a pesquisadores e docentes convidados, de outras instituições brasileiras e de outros países, que possam ofertar disciplinas em visitas e missões de pesquisa de menor duração. O PPGL-UFSCar, por meio desta modalidade, visa contar com mais professores parceiros, vindos de outras instituições, nacionais e internacionais, para oferecer disciplinas, participar de bancas, coorientar pesquisas, e publicar em coautoria com discentes e docentes do Programa.
4) Disciplinas Interprogramas (DIPs)
As disciplinas Interprogramas (DIPS) são aquelas ministradas por docentes do PPGL que atuam também em outros programas, tanto na UFSCar quanto em outras universidades públicas, ou por parcerias entre docentes de dois ou mais programas distintos, que ofertam essa modalidade de disciplina simultaneamente para alunos de dois ou mais programas da UFSCar. São disciplinas de natureza interdisciplinar por excelência, ministradas por docentes do PPGL e de outros programas, atendendo alunos do PPGL e de outros programas
5) Disciplinas Obrigatórias
Essas disciplinas Obrigatórias caracterizam-se como Formação Complementar, que reconhecem a participação e motivam os alunos: I) a participar de eventos científicos com apresentação dos temas e dos resultados de suas pesquisas; II) a publicar resultados parciais ou finais de suas pesquisas em periódicos da área ou sob a forma de capítulos de livros, individualmente ou em coautoria com colegas dos projetos e grupos de pesquisa e/ou com seus orientadores; III) e a atuar na organização de eventos, como no SPLIN - Seminário de Pesquisas em Andamento em Linguística do PPGL-UFSCar. Com a inclusão dessa modalidade de disciplinas, os novos ingressantes no programa contam com o reconhecimento de suas práticas em prol do debate da produção científica e da divulgação dos temas e resultados de suas pesquisas. Essas disciplinas têm também um caráter formativo quanto às habilidades de comunicação da produção de conhecimento e de ensino desse conhecimento, tal como se dá no Estágio à Docência no Ensino Superior, que compõe este rol de Formação Complementar. Compõem esse rol de disciplinas Obrigatórias de Formação Complementar as disciplinas de Estágio supervisionado de capacitação docente I e II. Elas são de realização obrigatória para bolsistas CAPES/DS ou do CNPq, e optativas para os demais alunos. Por recomendação do Programa grande parte dos discentes se matriculam nessas disciplinas. Por ser realizado junto a turmas de Graduação dos cursos de Letras e Linguística, essa é oportunidade ímpar de interação entre os discentes desses dois níveis de formação.
DISCIPLINAS (EMENTAS)
Os discentes podem selecionar as disciplinas a serem cursadas, em acordo conjunto com o orientador, observando aquelas que sejam as mais indicadas para a sua formação geral e para a contribuição específica a suas pesquisas. Os discentes devem cursar as disciplinas obrigatórias de seu respectivo curso, ou seja, mestrado ou doutorado.
1. Disciplinas Introdutórias
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 | LIN026 | Fundamentos da investigação em linguística |
2 | LIN003 | Fundamentos da investigação em linguística aplicada |
3 | LIN104 | Introdução a teorias e análises linguísticas |
4 | LIN045 | Introdução aos estudos descritivos da língua |
5 | LIN014 | Introdução aos estudos de ensino e aprendizagem de línguas |
6 | LIN002 | Introdução aos estudos do discurso |
2. Disciplinas Específicas (por linha)
2.1. Descrição, Análise e Processamento de Línguas Naturais - DAP
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 |
Linguística descritiva: fonética, fonologia |
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2 |
Linguística descritiva: morfologia e morfossintaxe |
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3 |
Linguística descritiva: sintaxe, semântica, pragmática |
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4 | LIN105 | Linguística descritiva: tecnologias e interfaces |
5 |
Linguística descritiva: variação, mudança e história das línguas |
2.2. Ensino e Aprendizagem de Línguas - EAL
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 |
Ensino e aprendizagem de línguas: teorias, abordagens e pedagogias |
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2 |
Ensino e aprendizagem de línguas: planejamento |
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3 |
Ensino e aprendizagem de línguas: oralidade, leitura e escrita |
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4 |
Ensino e aprendizagem de línguas: saberes e práticas docentes |
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5 |
Ensino e aprendizagem de línguas: avaliação |
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6 |
Ensino e aprendizagem de línguas: análise, elaboração e adaptação de recursos e matériais didáticos |
2.3. Linguagem e Discurso - LD
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 |
Linguagem e discurso: história, abordagens e conceitos |
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2 |
Linguagem e discurso: meios, materialidades e suas análises |
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3 |
LIN004 | Linguagem e discurso: semântica e enunciação |
4 |
Linguagem e discurso: teorias semióticas |
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5 |
Linguagem e discurso: história das ideias linguísticas |
3. Tópicos avançados
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 |
Tópicos avançados em descrição, análise e processamento de línguas naturais - I |
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2 |
Tópicos avançados em descrição, análise e processamento de línguas naturais - II |
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3 |
Tópicos avançados em descrição, análise e processamento de línguas naturais - III |
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4 |
Tópicos avançados em descrição, análise e processamento de línguas naturais - IV |
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5 |
LIN100-27 |
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem de línguas - I |
6 |
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem de línguas - II |
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7 |
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem de línguas - III |
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8 |
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem de línguas - IV |
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9 |
Tópicos avançados em linguagem e discurso - I |
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10 |
Tópicos avançados em linguagem e discurso - II |
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11 |
Tópicos avançados em linguagem e discurso - III |
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12 |
LIN100-40 | Tópicos avançados em linguagem e discurso - IV |
4. Disciplinas Interprogramas (DIPs)
Item | Código |
Nome da disciplina |
1 | DIP009 | Suportes de inscrição e meios de circulação do literário |
2 | DIP014 | Leitura e mercado editorial |
3 | DIP021 | Estudar objetos editoriais |
4 | DIP035 | Inovação na ficção seriada audiovisual |
5 | DIP043 | Audiovisual multiplataforma: teorias e modelos de análise |
5. Disciplinas Obrigatórias
Item |
Código |
Nome da disciplina |
1 |
LIN100-33 |
Seminário de Pesquisa I (mestrado) |
2 |
LIN100-34 |
Seminário de Pesquisa II (doutorado) |
3 |
LIN100-39 |
Seminário de Pesquisa III (doutorado) |
4 |
LIN100-35 |
Produção acadêmica I – Participação em evento com apresentação de trabalho (mestrado) |
5 |
Produção acadêmica II – Submissão ou publicação de texto acadêmico (mestrado) |
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6 |
Produção acadêmica III – Participação em evento com apresentação de trabalho (doutorado) |
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7 |
Produção acadêmica IV – Publicação de texto acadêmico (doutorado) |
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8 |
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Linguística (PESCD) - I |
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9 |
Estágio Supervisionado de Capacitação Docente em Linguística (PESCD) - II |